terça-feira, 19 de maio de 2009

Cultura de massa: Manipulação de ideias

É através dos meios de comunicações de massa (meios que abrangem um grande número de telespectadores) que nos implantam uma cultura, a qual passamos a acreditar e vive-la de maneira que nos apresentam. A mídia tornou-se a principal fonte dessa cultura por ser considerada a maior formadora de opiniões. As pessoas renunciam a própria individualidade para viver do modo de outras pessoas.

Segundo o francês Edgar Marin isso diz respeito a padronização cultural voltada para o mercado de consumo “ Se o povo não tem formação cultural satisfatória não terá consciência crítica para combater e descartar o que se lhe apresenta”.

Somos contaminados por sentimentos à distância a nós apresentados por utilização de termos como: “... o mundo está comovido...” ou “... o Brasil chora...” permitindo que essas palavras toquem-nos acreditando que todo o mundo está sentindo a mesma coisa.

Podemos perceber também, a estratégia que a televisão usa para influenciar ao consumismo. Entre os programas que geralmente as mulheres assistem são oferecidas propagandas de roupas, acessórios, matériais de cozinha ...ou seja, tudo aquilo que desperta interesse nas mulheres.

Já entre programas infantis, mostram brinquedos (do Gugu, por exemplo), mostram também doces, picolés (Nestlé, Kibon, Garoto...) apresentam coisas que as crianças se interessem e possam pedir para seus pais.

Entre programas de auditório masculino divulgam carros, materiais de construção, Banco, financiamentos...

Sendo assim, cabe a cada um reeducar sua consciência para não depender mais das opiniões modeladas que chegam até nós.



Juliana Machado Serafini

3 comentários:

  1. Juhhh esta muitoo bem elaborado seu trabalho !
    bjimm
    Angell

    ResponderExcluir
  2. bauhfuisdhafashfuisdhrjkewhjshd
    jahjkdfausdfdjkhjdsf
    ujasjfkldsnfkljkls
    dajkljkaljklj
    eklajskljaklsjkla
    dklajklsjklajlk
    uklajskljaklsjaklaj

    ResponderExcluir
  3. Toda a revolução deve começar em nós mesmos, devemos nos libertar de condições artificiais e partir para situaçõesque nos proporcinem uma forma diferente de ver as coisas.
    Luiz Fernando

    ResponderExcluir